A BMW lançou no dia 10 de setembro, no Brasil, seu primeiro carro elétrico para produção em série. O i3 - que leva o "i" da
submarca exclusiva para elétricos da montadora alemã- é um compacto com
motor a combustão auxiliar e, no exterior, rivaliza com o Nissan Leaf,
entre outros modelos. No Brasil, a concorrência praticamente não existe:
a venda de carros elétricos esbarra, entre outros aspectos, em altos
impostos de importação e falta de estrutura.
(Foto: Divulgação BMW)
Com motor de 170 cavalos, o hatch é voltado especialmente para centros
urbanos. Ele foi visto pela primeira vez em julho passado, apresentado
em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. O i3 acomoda quatro pessoas.
Este carro possui um pequeno motor a combustão que serve
apenas para alimentar as baterias. Por isso, esse tipo também é chamado
de "zero emissão", porque não libera gases poluentes na atmosfera. Outra
característica desses carros é serem silenciosos, pois não há o ruído
no motor.
A energia que move o carro vem de uma bateria de íon-lítio que, para
carregar completamente, precisa de 8 horas em uma tomada de 220 volts. De acordo com a BMW, a bateria do i3 permite que o carro rode de 130 km a 160 km antes da próxima recarga.
As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8
anos, enquanto o restante do veículo possui garantia de 2 anos.
O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de
carbono e alumínio, que o tornam mais leve. A BMW diz que a célula de
passageiros, feita de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP)
"anula" o peso extra da bateria.
A reportagem completa no http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/09/bmw-lanca-seu-1-carro-eletrico-no-brasil-partir-de-r-2259-mil.html
