terça-feira, 7 de outubro de 2014

VEICULOS ELÉTRICOS VENDIDOS NO BRASIL - PARTE 1

Retirado da reportagem de Luciana de Oliveira
Do G1, em São Paulo - 14 de setembro de 2014.

A BMW lançou no dia 10 de setembro, no Brasil, seu primeiro carro elétrico para produção em série. O i3 - que leva o "i" da submarca exclusiva para elétricos da montadora alemã- é um compacto com motor a combustão auxiliar e, no exterior, rivaliza com o Nissan Leaf, entre outros modelos. No Brasil, a concorrência praticamente não existe: a venda de carros elétricos esbarra, entre outros aspectos, em altos impostos de importação e falta de estrutura.


 (Foto: Divulgação BMW)

Com motor de 170 cavalos, o hatch é voltado especialmente para centros urbanos. Ele foi visto pela primeira vez em julho passado, apresentado em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. O i3 acomoda quatro pessoas.

Este carro possui um pequeno motor a combustão que serve apenas para alimentar as baterias. Por isso, esse tipo também é chamado de "zero emissão", porque não libera gases poluentes na atmosfera. Outra característica desses carros é serem silenciosos, pois não há o ruído no motor.

A energia que move o carro vem de uma bateria de íon-lítio que, para carregar completamente, precisa de 8 horas em uma tomada de 220 volts. De acordo com a BMW, a bateria do i3 permite que o carro rode de 130 km a 160 km antes da próxima recarga.

As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8 anos, enquanto o restante do veículo possui garantia de 2 anos.

O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de carbono e alumínio, que o tornam mais leve. A BMW diz que a célula de passageiros, feita de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP) "anula" o peso extra da bateria.

A reportagem completa no http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/09/bmw-lanca-seu-1-carro-eletrico-no-brasil-partir-de-r-2259-mil.html