segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ÔNIBUS ELÉTRICOS, ELÉTRICOS-HÍBRIDOS E HÍBRIDOS DIESEL - PARTE 1

Fonte: Reportagem ABVE e Volvo,

O transporte público de qualidade é reivindicações especialmente dos moradores das metrópoles e grandes cidades em todo o mundo, esta definição de qualidade abrange desde a oferta de transporte rápido até a reduçao da emissão de poluentes.

No estudo  da Rede C40 – Grupo de Grandes Cidades para a Liderança Climática, em parceria com a Clinton Comate Iniciative (CCI), da Fundação Clinton é apresentado as  vantagens operacionais e financeiras da operação de ônibus elétricos por meio do Programa para Testes de Ônibus Híbridos e Elétricos, desenvolvido para a realidade da América Latina. O levantamento contou ainda com apoio financeiro de US$ 1,49 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
Os resultados mostraram que ônibus elétricos e elétricos-híbridos têm apelo econômico e oferecem maiores vantagens do que os veículos a diesel, tanto para o poder público local como para as empresas concessionárias. O estudo projetou ainda um cenário de investimento em 30 mil ônibus elétricos e híbridos em até dez anos para a América Latina. 


 
 Imagem: Hibribus/biodiesel Volvo 2014.


Paralelo ao projeto apresentado acima a Volvo desde 2012, iniciou no Brasil testes com o primeiro ônibus híbrido desenvolvido pela marca para a América Latina. O modelo combina um motor elétrico a um diesel, que funcionam paralelamente. O maior diferencial da nova tecnologia é que os dois motores são utilizados para empurrar o ônibus, enquanto os projetos anteriores utilizavam o motor à diesel apenas como gerador de energia.

O motor elétrico é capaz de acelerar o ônibus a uma velocidade de até 20 km/h, quando o motor à diesel é ligado e permite que o veículo alcance maiores velocidades. Tanto os freios quanto o próprio motor à combustão quando ligado são usados para recarregar as baterias do sistema elétrico. Com a propulsão elétrica, a unidade à diesel pôde ser de menor tamanho, “além disso, funções auxiliares como compressor de ar e bomba hidráulica, são feitas por motores elétricos”, explica Fábio Lorençon, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.

Os resultados do programa da Rede C40 mostram a viabilidade de adotar caminhos sustentáveis para o transporte nas grandes cidades sem onerar os cofres públicos, oferecendo uma solução viável às concessionárias. A saúde da população agradece.

Os ônibus híbridos continuam trafegando na cidade de Curitiba, até a data desta postagem.

Mais informações em:

http://marcasecaminhoes.blogspot.com.br/p/lancamentos.html
Entrevista de  Iêda Maria Alves de Oliveira, para ABVE em 30/05/14
http://www.abve.org.br/destaques/2014/destaque14013.asp