1. O que é a Rede SIBRATEC de Veículos Elétricos?
R: A rede SIBRATEC é um dos principais instrumentos de articulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica com as empresas. A rede temática de veículos elétricos visa articular os especialistas dessa área com a demanda empresarial do setor.
2. Qual o objetivo da Rede?
R: O objetivo geral é transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos e processos inovadores, por solicitação das empresas, cooperativas agroindustriais ou organizações empresariais.
3. Quem compõe a Rede SIBRATEC de Veículos Elétricos?
R: A Rede é composta pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), atuando como convenente, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) atuando na coordenação geral e outros 14 Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) como executores, além da FINEP como concedente.
4. Como é composto o Núcleo de Coordenação da Rede?
R: É composto de 5 representantes oriundos de ICTs distintos e integrantes da Rede, sendo um dos representantes o coordenador geral.
5. Qual a função do Núcleo de Coordenação?
R: O Núcleo de Coordenação deverá contribuir para o desenvolvimento de canais eficientes de comunicação entre os Centros de Inovação e o setor empresarial, buscando acelerar o processo de inovação.
6. De onde poderão partir a iniciativa para a articulação dos projetos de inovação?
R: A iniciativa para a articulação dos projetos de inovação poderá partir do setor empresarial ou dos Centros de Inovação (envolvendo o Núcleo de Coordenação da Rede).
7. Qual o procedimento para elaboração e envio do projeto?
R: A empresa deve baixar o Manual de Procedimentos das Redes SIBRATEC de Centros de Inovação para conhecer os procedimentos da Rede e preencher o Formulário de Pré-Projeto. O formulário preenchido deve ser enviado para sibratec.ve@lactec.org.br.
8. Como se dá a avaliação dos pré-projetos enviados?
R: Compete ao Núcleo de Coordenação avaliar o pré-projeto enviado verificando se a demanda do setor empresarial é aderente às diretrizes do SIBRATEC e se pode ser atendida dentro do escopo técnico de atuação da Rede. Analisa também se a proposta é bem definida e com possibilidade de ser atendida dentro do prazo de existência da Rede.
9. Como a FINEP saberá do resultado do pré-projeto?
R: O Núcleo de Coordenação formaliza e fundamenta sua recomendação no Formulário de Parecer do Núcleo de Coordenação, independente do parecer ser favorável ou contrário à elaboração do projeto de inovação.
10. O que acontece depois que o pré-projeto é aprovado e enviado a FINEP?
R: Não havendo divergência entre a recomendação do Núcleo de Coordenação e a avaliação da FINEP, será aberto um link com senha de acesso à Instituição Executora para a elaboração do projeto de inovação através do FAP.
11. Qual o valor mínimo dos projetos de inovação?
R: Os projetos de inovação deverão ter um valor mínimo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).